Secretário de Comércio deixa o cargo, volta, vai ao governo e tem pela frente muitos desafios

Secretário de Comércio deixa o cargo, volta, vai ao governo e tem pela frente muitos desafios

Empresário Luiz Fernando Buainain não saiu do cargo, mas com as definições políticas, se aproxima do governo e terá oportunidade de transformar incubadoras municipais

Por Redação 03/08/2018 - 22:02 hs
Foto: Reprodução
Secretário de Comércio deixa o cargo, volta, vai ao governo e tem pela frente muitos desafios
Equipe da SEDESC esteve na SEMAGRO - Prefeitura e Governo parecem caminhar juntos

Depois do secretário municipal de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços de Campo Grande (SEDESC), Luiz Fernando Buainain, ter anunciado ao DiárioCG que deixaria a pasta para se "dedicar a outros projetos" que não fosse o da gestão pública, e depois de rumores de que o prefeito Marquinhos Trad poderia estar conversando com lideranças de entidades empresariais para formar o novo time, as notícias atuais não correspondem a tudo isso.

O secretário disse que a sua permanência é uma decisão do prefeito e por isso continuaria na pasta. Na última semana, o DiárioCG ainda questionou o secretário se ele estaria saindo da Prefeitura para se dedicar a campanha eleitoral de algum candidato, o que foi negado. Mas os motivos podem ser muitos outros para o empresário Buainain ter ficado no cargo.

Pouco tempo depois de ter "saído e entrada de novo", Buainain esteve em secretaria estadual apresentando o planejamento estratégico até 2020 da SEDESC ao secretário Jaime Verruck, membro da equipe econômica da gestão do governador Reinaldo Azambuja.

A apresentação, que teria motivado a reunião, aconteceu logo depois dos partidos do prefeito e do governador terem anunciado aliança partidária para encarar o pleito eleitoral deste ano.

Na prática os dois gestores, tanto Marquinhos Trad quanto Reinaldo Azambuja estariam bem avaliados na classe empresarial, principalmente depois do governo ter anunciado o fim do "ICMS Antecipado", conhecido como "ICMS Garantido".

O secretário responsável pela SEDESC tem muitos desafios na pasta, entre eles encontrar um destino para as incubadoras municipais. Há informações de que na incubadora tecnológica falta até sinal de Internet. Mesmo com tantas necessidades e ajustes que o secretário precisa resolver, a gestão municipal tem realizado ações que estão marcando a cidade, como o projeto Reviva Centro, que trata da revitalização da área central.

As obras do Reviva Centro tem sido realizada diariamente com muito planejamento, inclusive uma comissão com representantes de várias instituições foi formada e até uma visita técnica eles foi realizada nesta semana.

Sobre a composição da equipe de trabalho junto mista, formada com técnicos da prefeitura e lideranças indicadas pelas entidades empresariais, Associação Comercial e Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande, essa realidade parece estar muito longe de acontecer.

Estar integrando a equipe de gestão da SEDESC é estratégico para qualquer projeto, mesmo porque a secretaria é responsável por coordenar os trabalhos do CODECON, que trata da doação de áreas públicas municipais destinadas às empresas investirem na cidade, com geração de emprego e renda.

De acordo com informações levantadas pelo DiárioCG, a SEDESC poderá ser solicitada para participar de reuniões para apresentar alguns números da gestão.

Últimos projetos

A Prefeitura, por meio da SEDESC, lançou nesta semana mais uma edição do festival de gastronomia na região da famosa Rua Bom Pastor. O festival atrai a comunidade e fomenta os negócios na região, onde os empresários se organizaram e criaram uma associação para gerenciar os trabalhos.