Conheça o servidor público dedicado que ajuda você ser aprovado no concurso

Conheça o servidor público dedicado que ajuda você ser aprovado no concurso

O que levaria um profissional de saúde, psicólogo, concursado de carreira, a dedicar parte da sua vida para ajudar outras pessoas?

Por Redação 03/06/2018 - 12:13 hs
Foto: Reprodução
Conheça o servidor público dedicado que ajuda você ser aprovado no concurso
Ricardo Gomes, psicólogo e servidor público federal

O que levaria um profissional de saúde, psicólogo, concursado de carreira, a dedicar parte da sua vida para ajudar outras pessoas? Tradicionalmente, estamos acostumados a ouvir que servidores públicos são isso ou aquilo, mas o DIÁRIOCG encontrou um servidor público com um estilo de vida um pouco diferente.

Ele é Ricardo Gomes, psicólogo e servidor público federal, e teve a brilhante ideia de produzir um projeto que ajuda milhares de pessoas a conquistar o tão sonhado cargo público e isso só se faz sendo aprovado em um dos concursos abertos no país.

Inicialmente na conversa, Ricardo Gomes nos contou que criou um aplicativo de celular para atender as necessidades da turma que estuda para o concurso da Polícia Militar e Bombeiros em MS. Ele desenvolveu um trabalho bem organizado que já ajudou 242 usuários que tiveram sucesso no último Concurso da Polícia Civil do MS para os cargos de Investigador e Escrivão.

O projeto é totalmente gratuito e sem finalidade lucrativa. O app está disponível para as plataformas Android e IOS e possui apostilas, videoaulas, questões comentadas, espaço para tirar dúvidas e sala de interação entre usuários.

DIÁRIOCG - Resume para nós o seu currículo?

Ricardo Gomes - Psicólogo CRP-02/17950, graduado pela Universidade Federal da Bahia e graduando em Tecnologia de Processos Gerenciais na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, idealizador do Preparatório Popular. Servidor Público Federal, atua como auditor na Companhia Nacional de Abastecimento, tendo sido aprovado em 1º lugar no concurso referente ao cargo, também possuindo aprovação em outros concursos na esfera estadual e federal.

Enquanto orientador de estudos, Ricardo Gomes ministrou palestras voltadas aos Concursos INSS, Dataprev, Polícia Militar MG/PE/BA/CE, AGEPEN-MS, Câmara Municipal de Recife, TJ-BA. Além das palestras, foram desenvolvidos aplicativos de celular a fim de atender oferecer material didático e um espaço de interação entre os candidatos. O aplicativo pioneiro e com maior alcance foi o App Concurso INSS, tendo atingido aproximadamente 450mil instalações no Google Play.

DIÁRIOCG - Mas porque inserir no seu projeto de vida uma ação social de tamanha expressividade assim?

R: Faz parte da minha história de vida. Sempre fui estudante de escola pública e morador da periferia. Meus pais não tinham condições financeiras para proporcionar educação particular, nem cursinho pré-vestibulares ou para concursos, então eu precisava me com o conteúdo disponível gratuitamente na internet. Deu certo comigo e eu tento propagar a ideia de que montando um bom plano de estudos, você consegue ser aprovado em qualquer concurso público. Tanto que fui aprovado em 1º lugar para um concurso federal para auditor e já estou em minha segunda graduação em uma instituição federal sem necessidade de pagar cursos online ou presenciais.

DIÁRIOCG - Qual o nome do aplicativo e como você começou a construir esse projeto?

R: O projeto teve início em 2014 com a criação do Preparatório Popular. O primeiro aplicativo foi voltado para o Concurso INSS. Este teve 450mil instalações no Google Play. Atualmente estou desenvolvendo o trabalho para o Concurso da Polícia Militar e Bombeiros do MS, para o Concurso Polícia Federal e para o Concurso Polícia Civil SP.

O app voltado para a PM-MS e CBM-MS recebe o nome do concurso: Concurso PM-MS CBM-MS

link: https://www.preparatoriopopular.com.br/ap-concursopm-ms

DIÁRIOCG - Em poucas palavras, como ele ajuda de fato os interessados em passar nos concursos, uma vez que não tem como fugir do "estudar"?

R: Semanalmente serão disponibilizadas atividades preparadas considerando os conteúdos que fizeram parte do último edital da Polícia Militar e Bombeiros MS, tudo atualizados e orientado por professores de cada área.

As Atividades Programadas são compostas por: Leituras Dirigidas; Videoaulas Gratuitas; Exercícios de Fixação; Questões Comentadas; e Simulados.

Serão estudadas as disciplinas de acordo com cada edital: Língua Portuguesa; Raciocínio Lógico; Matemática Básica; Informática; Conhecimentos Gerais; Direito Constitucional; Direito Administrativo; Direito Penal; Direito Processual Penal.

DIÁRIOCG - Você ganha com esse serviços?

R: Não existem ganhos relacionados à orientação de estudos. Todo o conteúdo é gratuito e disponível na internet, então não cobro nada sobre eles. Antes eu solicitava uma contribuição voluntária, mas nesse ano decidi que não existe mais necessidade de doação.

DIÁRIOCG - Os interessados em baixar o aplicativo devem fazer o quê?

R: Para baixar o aplicativo, basta acessar o site www.preparatoriopopular.com.br ou buscar na loja de aplicativos pelo nome Concurso PM-MS CBM-MS. Como o app é novo, pode ainda não estar bem posicionado. Então a sugestão é que busque pelo site, clicando aqui: https://www.preparatoriopopular.com.br/ap-concursopm-ms

DIÁRIOCG - Você aceita doações, investidores ou precisa de alguma ajuda para o projeto avançar?

R: Antes eu aceitava doações voluntárias dos usuários. Agora decidi arcar com todos os custos e não procuro parceria no momento. Entretanto, caso alguém tenha interesse em investir sem fins lucrativos e quiser contribuir com sua área de conhecimento, aí será bem vindo.

DIÁRIOCG - Qual sua mensagem para a sociedade que imagina que servidores públicos não têm compromisso com as instituições e com as pessoas?

R: O novo perfil de servidores públicos não corresponde ao que foi idealizado ao longo dos anos. Somos pessoas dispostas a trabalhar e ajudar, cumprindo com nosso compromisso ético e oferecendo para a sociedade o retorno do seu investimento.

DIÁRIOCG - Qual sua mensagem para a turma dos concursos e o que você espera dos governantes para o nosso país?

R: Colegas concurseiros, não desistam! Todo início é difícil, mas basta ter disciplina e persistência. Vai chegar um momento em que você estará sendo aprovado em todos os concursos, um atrás do outro. O que Deus fez por mim, também fará por você!

Sobre os governantes, espero que eles assumam uma postura ética, profissional e que eles passem a vez para novos candidatos com ideias atualizadas a nossa nova realidade, pois não precisamos de um país com políticos de carreira que só pensam na manutenção dos seus próprios interesses.