Parceria com empresa de software vai otimizar ensino para aprendizes do Senac

Parceria com empresa de software vai otimizar ensino para aprendizes do Senac

A assinatura contou com a presença de diretores das instituições.

Por Redação 24/03/2018 - 22:17 hs
Foto: Reprodução
Parceria com empresa de software vai otimizar ensino para aprendizes do Senac
O software será usado no Senac Zahran como piloto

O Senac MS e a Gerencial Informática assinaram convênio que cede o direito de uso de um software de gestão para supermercados e de um sistema ERP de apoio que serão usados por alunos do Senac Zahran, em Campo Grande. A assinatura contou com a presença da diretora do Senac MS, Jordana Duenha Rodrigues, do empresário e sócio proprietário da Gerencial, Francisco Vieira da Rosa, e de equipes técnicas das empresas.

“Será um ganho para o aprendiz que terá na escola a vivência do que ocorre na prática, com o uso dessa ferramenta”, explica a diretora do Senac, Jordana Duenha. O software chama-se Albatroz. “O aluno já sairá preparado para operações de compra, de troca de preço de mercadoria, de formação de preço”, conta Francisco Vieira da Rosa.

O levantamento da demanda foi feito por meio de grupo focal junto a empresários do setor, em 2017, onde foram apontadas as principais necessidades do segmento. Segundo a consultora de gestão e negócios do Senac MS, Carmem Auxiliadora Santa Cruz, o setor emprega o público jovem em primeiro emprego e é preciso melhorar a capacidade produtiva do segmento e demonstrar as possibilidades de carreira profissional no ambiente dos supermercados. “A alta rotatividade é um dos obstáculos e acreditamos que o Senac tem muito a contribuir com a formação profissional daqueles que querem investir nessa carreira”, defende Carmem.

O software será usado no Senac Zahran como piloto e poderá ser estendido para outras escolas. Aprendizes dos cursos de aprendizagem profissional comercial em serviços de vendas, de supermercados, e alunos dos cursos de assistente de logística, cursos técnicos em logística, recursos humanos e de administração farão uso da nova tecnologia. 

“Vai agregar conhecimento a quase 230 alunos de sete cursos só em 2018. Hoje, no mercado de trabalho, os processos estão informatizados e trazendo isso para a sala de aula vamos possibilitar práticas simuladas de trabalho para os aprendizes, pois acreditamos que o software vai contribuir para o desenvolvimento de suas competências  profissionais”, afirma a gerente do Senac Zahran, Eusa Maria de Freitas.