Separamos 10 dicas para você vender mais neste Natal; aproveite agora | Diario CG
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Prepare-se e venda mais nesta época do ano Reprodução

Separamos 10 dicas para você vender mais neste Natal; aproveite agora

10/11/2018

O bom relacionamento com os clientes deve ser feito durante o ano todo, para que você seja a primeira pessoa que seu cliente lembre. É por isso que o papel do vendedor é importante para fidelizar a clientela.


Atendimento eficaz, atenção aos detalhes e a vontade de suprir as expectativas com produtos de qualidade, são armas infalíveis para um bom vendedor. Quem está comprando na loja quer atenção, paciência e dedicação. Afinal, o melhor cliente é aquele que é fiel!


Para que você possa aumentar seu resultado durante essa época, descrevemos 10 técnicas para auxiliar no desenvolvimento do seu trabalho.


1 – Mantenha Contato com seus Atuais Clientes


Uma das melhores formas de vender mais é vender para quem já é seu cliente e já te conhece. Mantenha contato com eles, seja por telefone ou e-mail, e convide-os para fazer uma visita, instigando-os sobre o que a sua empresa está preparando para o Natal.


2 – Decoração e Ambiente


Nada melhor que comprar presentes de Natal em uma loja que está no clima natalino. Invista na decoração do seu ambiente com irreverência e criatividade. Tudo o que é novidade, aguça a curiosidade.


3 – Marketing Sensorial


Uma das apostas dos últimos anos está relacionada ao ambiente de vendas, ou seja, a preocupação com a melhor experiência de compras que o cliente vai ter dentro da sua loja ou empresa.


O marketing sensorial ajuda a atrair e reter os clientes mais tempo dentro da sua loja. Para exemplificar, se você utilizar aromatizadores de ambiente, sons e iluminação adequadas ao seu segmento, seus clientes vão sentir-se bem e, consequentemente, estarão mais propensos a gastar.


4 – Atendimento de Qualidade


Um dos principais problemas dessa época é a famosa “correria”, ou seja, os vendedores tentando atender inúmeros clientes ao mesmo tempo. Para vender mais no Natal, você precisa atender bem seu cliente e ouvir o que ele deseja comprar.


Além disso, receba-os com muita atenção e, sempre que possível, mostre o MIX de produtos da loja para ele. É mais fácil você aumentar o ticket médio de uma venda do que atender vários clientes ao mesmo tempo.


Sempre que possível, dê algo de presente ou brinde. Os clientes que estão comprando para presentear vão adorar ser presenteados e terão mais empatia com você. Isso resulta em relacionamento de longo prazo!


 5 – Promoções


Aproveite a época do Natal para fazer promoções, principalmente as “combo” (compre 1 e ganhe outro, por exemplo). Além disso, oferecer kit’s prontos, já com embalagem de presente.


Uma das promoções que surtem bastante efeito no comércio é a de descontos acumulativos. Os clientes que compram 3 peças de uma roupa ganham, por exemplo,  50% de desconto na 4º. Dessa forma, você utiliza gatilhos mentais nos clientes, mostrando a possibilidade de ECONOMIA quando, na verdade, eles vão gastar mais para ter o benefício.


6 – Trabalhe com a Forma de Pagamento


Uma das melhores formas de vender mais no Natal é disponibilizar formas de pagamentos com mais parcelas. Utilizando o exemplo acima, para aumentar o gatilho mental do seu cliente diga para ele: “e você ainda pode pagar em 6 vezes sem juros”.


A conta é bem simples: se eu posso comprar um presente de R$100,00, porque eu não poderia gastar R$600,00 (ou seja, R$100,00 durante 6 meses), comprar mais presentes e ainda ganhar um descontão?


Compreender os gatilhos mentais que ativam a necessidade de compra do seu cliente é premissa fundamental para você ter mais chances de aumentar as vendas e o LUCRO da empresa.


7 – Atrações Artísticas e Musicais


Se você pode ousar um pouco mais nas estratégias de vendas, porque não colocar algo que encante o cliente enquanto ele compra em sua empresa? Se você trabalha em uma loja de brinquedos, concorda que ter atrações para as crianças vai fazer com que as mães e os pais permaneçam mais tempo dentro da loja?


Outro exemplo seria em uma loja de roupa. Geralmente as lojas tocam músicas mais agitadas, para fazer com que o cliente sinta-se despojado e compre mais. Por que não usar um DJ de verdade, remixando as músicas na hora e tornando o som ambiente agradável?


8 – Disposição dos Produtos


Nesta técnica, é muito importante você observar o comportamento do seu cliente. Se grande parte dos clientes que compram o seu produto “A” se interessam, no momento da compra pelo “B” (por fazer correlação), porque não colocá-los juntos?


Para exemplificar, quando você compra um sapato masculino, o local onde você experimenta o sapato sempre está próximo do expositor de cintos e carteiras, correto? Essa é a intenção da disposição dos produtos para vender mais no Natal.


9 – Equipe Comercial e Treinamento de Vendas


Essa dica é para gerente de vendas ou coordenador. Uma vez que a demanda aumenta, concorda que precisamos ter mais vendedores qualificados para atender o alto volume?


Essa é uma das principais dicas, porque para atender o cliente de forma agradável, com muita simpatia e de maneira prestativa, é preciso estar com o foco 100% nele, concorda?


Além disso, a equipe comercial precisa estar alinhada com a estratégia da loja e com a meta de vendas, tanto a individual como a do grupo. Vendedor gosta de trabalhar em equipe e, porque não, incentivar aqueles que tem maior desempenho com um bônus no final do mês?


Quanto ao treinamento de vendas, precisamos reforçar que vendedor precisa estar treinado e preparado para atender os clientes e vender mais. É obrigação do gestor da empresa o treinamento e aperfeiçoamento contínuo da equipe.


10 – Invista em Pós-venda


Agora que você fechou a venda, porque não anota os dados do cliente (nome, telefone celular e email)? Essa é a melhor forma de estabelecer um relacionamento de longo prazo com eles e garantir vendas futuras.


Uma dica extra é manter o hábito de enviar emails que ajudam a vender, ou seja, manter contato com esses novos clientes, informando sobre promoções, novas coleções ou qualquer outra novidade que seu mercado e sua empresa oferecem.



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