Farmácia Clínica: atendimento personalizado beneficia pacientes de CG

O serviço de farmácia clínica é atendimento realizado pelos farmacêuticos da atenção básica

Por Redação 01/01/2018 - 22:55 hs
Foto: Reprodução
Farmácia Clínica: atendimento personalizado beneficia pacientes de CG
Farmacêuticos são apoiados pelo Conselho de Farmácia para executar o projeto

O atendimento da farmácia clínica em Campo Grande tem se mostrado uma importante ferramenta para assegurar a adesão ao tratamento medicamentoso garantindo inúmeros benefícios aos pacientes atendidos. Este ano, o serviço, que consiste no acompanhamento individualizado por farmacêuticos da Atenção Básica, foi ampliado e passou a ser ofertado em 22 unidades de saúde.

Durante 2017, foram realizadas 835 consultas farmacêuticas, sendo que foi constatado adesão ao tratamento em 12% dos casos. Deste total de pacientes, 620 tiveram uma consulta de retorno, e foi constatado uma mudança de comportamento, sendo a adesão ao tratamento de 87%. Também foram constatadas melhorias nos parâmetros clínicos dos pacientes, sendo que 38% dos pacientes tiveram sua pressão normalizada e 28% sua hemoglobina glicada nos níveis aceitáveis.

O serviço contribui para uma melhora na saúde da população, bem como uma economia ao sistema de saúde, relacionado ao mau uso dos medicamentos.

A expansão da Farmácia Clínica em Campo Grande foi destaque na revista do Conselho Federal de Farmácia, recebendo um prêmio desta entidade como umas das melhores experiências exitosas de assistência farmacêutica realizada no SUS.

Para 2018, a expectativa é expandir o serviços para todas as Unidades da Atenção Básica que possuam o profissional farmacêutico, garantindo um aumento do número de atendimentos realizados.

O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF/MS) é um grande apoiador e incentivador do projeto. O atual vice-presidente do Conselho, Alexandre Corrêa, é integrante do projeto na Prefeitura. Ele é farmacêutico da Secretaria Municipal de Saúde.

Farmácia Clínica

O serviço de farmácia clínica é atendimento realizado pelos farmacêuticos da atenção básica, onde cada paciente é consultado individualmente e são disponibilizadas as seguintes ações:

Esclarecimento da forma correta de utilização de cada medicamento;

Verificação da eficácia e segurança do tratamento;

Verificação da existência de interação medicamentosa, conciliação de medicamentos, adesão ao tratamento, orientação sobre automedicação e plantas medicinais;

Orientação sobre descarte de medicamentos;

Solicitação de exames laboratoriais para acompanhamento do tratamento e encaminhamentos para outros profissionais de saúde.

Atualmente 22 unidades contam com o serviço: Los Angeles, Botafogo, Aero Itália, Estrela D’Alva, Alves Pereira, Itamaracá, Macaúbas, Zé Pereira, Cidade Morena, Tarumã, Universitário, Silva Regina, Pioneiro, Jockey Clube, Carlota, Coophavilla, Coronel Antonino, Caiçara, Moreninha, Indubrasil, Tiradentes, Dona Neta.