Mercado fitness mostra força em meio à crise e apresenta crescimento

Setor movimenta US$ 2 bilhões e conta com diversas oportunidades de empreendimento

Por Dendry Rios 21/08/2017 - 11:05 hs
Foto: Reprodução
Mercado fitness mostra força em meio à crise e apresenta crescimento
Mercado fitness mostra força em meio à crise e apresenta crescimento

A busca pelo corpo desejado, por uma melhor qualidade de vida e melhores condições de saúde tem alavancado a economia do setor fitness no Brasil. Um mercado em franco crescimento, vai além da malhação pesada. Suplementos e novidades surgem no mercado como aliados da academia. Um exemplo são os cremes termogênicos e o gel redutor, que auxiliam na redução de gordura.

Como reflexo da disposição do brasileiro em mudar para um estilo de vida mais saudável, o mercado apresentou números de crescimento no ramo das academias. Segundo dados da Associação Brasileira de Academias (Acad Brasil), o setor  fitness movimenta cerca de US$ 2 bilhões por ano, com um crescimento no Brasil de 133% no número de micro e pequenas empresas que decidiram investir no ramo.

Essa evolução no mercado promove oportunidades de negócio e também uma mudança social significativa no ambiente das academias. Agora elas são espaços diversificados que atendem aos mais variados públicos, como crianças, pessoas obesas, grávidas, idosos e pessoas com algum tipo de comprometimento neurológico. Os estúdios também estão em alta. Eles se diferem das academias tradicionais pela proposta de atividades aeróbicas e técnicas de pilates para grupos mais reduzidos de alunos.

Primeiros passos

Empreendedores brasileiros têm se interessado por essa fatia do mercado. De acordo com informações do Sebrae, entre as Ideias de Negócios publicadas, a Academia de Ginástica está entre as mais procuradas. Porém a gama de comércio desse setor é bastante variada. Existe grande demanda de vestuário e acessórios para prática de exercícios. Outra vertente são as lojas de suplementação e de produtos estéticos, como o creme termogênico, gel redutor, cinta modeladora, entre outros.