Bombando na rede: população aprova comunicação eficiente de deputado

Vídeos no Youtube fazem sucesso! Canais de comunicação precisam ser explorados por parlamentares.

Por Redação 07/08/2017 - 14:29 hs
Foto: Reprodução
Bombando na rede: população aprova comunicação eficiente de deputado
Tela do Canal do deputado Paulo Siufi no Youtube

Que a tecnologia é uma ferramenta adequada para qualquer tipo de imagem, isso todos os apaixonados por marketing já sabem. Mas o uso das tecnologias por parte de agentes políticos, como os parlamentares, isso ainda é novidade para muitos vereadores, deputados e senadores.

Muitos parlamentares e suas assessorias utilizam apenas o básico da comunicação virtual, como e-mail, Facebook e Instagram, quanto na verdade existem inúmeros outros canais de comunicação, como um canal no Youtube, LinkedIn, listas de transmissão inteligente no WhatsApp, enfim, inúmeros outros canais.

Entre os parlamentares que está investindo pesado é o deputado estadual Paulo Siufi, do PMDB. Por meio da sua assessoria de imprensa, Siufi está conseguindo otimizar a comunicação integrando todos os canais que possam gerar notícias para a população, no qual chamamos de seguidores. Ele tem inúmeros vídeos no Youtube e os eleitores começam a curtir a ideia.

Além de ter uma identidade marcante no Facebook, ele agora está investindo pesado para divulgar seu canal no Youtube, onde os internautas podem se inscrever para receber a notificação em caso da postagem de novos vídeos.

Para se ter ideia, o redator do DiárioCG, Denis Silva, frequenta inúmeros grupos e afirma que periodicamente o deputado está inserindo conteúdos nesses canais de comunicação, como o WhatsApp. Ou seja, a assessoria do deputado utiliza do WhatsApp para divulgar o link dos trabalhos postados no Youtube. "Isso é integrar conteúdos e trabalhos. É uma ação inteligente que se explorada com frequência, pode gerar muita audiência estratégica, no qual nos referimos os eleitores", afirma Silva.

Paulo Siufi era vereador em Campo Grande e se tornou deputado por ser suplente da pasta. Atualmente está entre os mais assíduos tanto no plenário quanto nos bastidores da comunicação social, com sua marca em vários meios de comunicação.

Para o Francisco Júnior, da região do bairro Rouxinóis, "o deputado está certo em divulgar o trabalho. Porque se ele não mostrar o que está fazendo, a gente acredita que ele é mais um político que está lá no seu cantinho e que aparecerá só na hora do voto".

O mesmo sentimento é da dona Celina. "Eu gosto de redes sociais, não sei mexer muito, mas sempre vejo os políticos usando. Pelo menos dá pra ver que estão trabalhando e é isso mesmo que a nós queremos", ressalta a dona de casa.

Católico por natureza e vocação, o deputado Paulo Siufi planeja encarar novos desafios e essa atuação da sua comunicação está bem planejada, pelo que o DiárioCG notou nos últimos meses. No Facebook, ele tem dois perfis, sendo um com cinco mil seguidores. Já no Instagram, os seguidores já chegam a 1348, um número considerado bastante eficiente, tendo em vista a porcentagem de internautas que interagem com o parlamentar, em torno de 62 pessoas em média por postagem.

Os vídeos no Youtube posem ser acessados neste link: https://www.youtube.com/channel/UCTLC5vn-ygx4t5nMti7ZaRQ/videos