Ensinamos 9 dicas para fomentar as vendas para o Dia das Mães

Empresários aproveitam a época para vender mais.

Por Redação 10/05/2017 - 16:27 hs
Foto: Reprodução
Ensinamos 9 dicas para fomentar as vendas para o Dia das Mães
Vendas online ajudam a fomentar a economia

Como vender mais no Dia das Mães. Essa é a dúvida que ronda o e-commerce desde o começo das movimentações de compra para a data que, de acordo com a ABComm, costumam ocorrer nas duas últimas semanas de abril.

De acordo com dados do 34º Relatório Webshoppers do e-Bit, o Dia das Mães movimentou mais de R$ 1,62 bilhão em 2016 e concretizou mais de 4 milhões de pedidos só no comércio eletrônico.

Essa é a segunda data comemorativa mais importante para o comércio brasileiro, só perde para o Natal em volume de vendas. Por isso, aproveite o crescimento do varejo online aliado à busca por presentes neste período e prepare-se para aumentar as suas vendas.

 Como vender mais no Dia das Mães

O ticket médio do consumidor de e-commerce atingiu R$ 402 na data, praticamente o dobro do consumo usual. Isso pode ser explicado pelo aumento na demanda de determinadas categorias de produtos com preços habitualmente mais altos na época que antecede o Dia das Mães, como os eletrodomésticos e os celulares.

Além de estar informado sobre essas e outras movimentações do mercado consumidor, o Dia das Mães pode ser uma boa oportunidade de empregar técnicas de cross-selling e upselling e criar campanhas sazonais para girar o estoque, estimular o consumo e o aumento do ticket médio. A seguir, veja 9 dicas que fazem toda a diferença para vender mais no Dia das Mães.

 1. Crie kits especiais para vender no Dia das Mães

 Ter opções de presentes montados especialmente para essa data será um atrativo, já que muitos clientes não sabem bem o que escolher para presentear e homenagear suas mães e esposas.

 Como vender mais no Dia das Mães: aposte em cross-selling e sugestão de produtos

 Embora o Dia das Mães seja uma excelente oportunidade para vender mais, as lojas virtuais precisam ter foco em estratégias que não apenas girem o estoque, como também aumentem o ticket médio dos clientes da loja.

A estratégia responsável por fazer a combinação de padrões de compras é o cross-selling. Existem ferramentas de personalização disponíveis nas plataformas de e-commerce mais utilizadas que podem automatizar essa tarefa em poucos cliques. São as chamadas ferramentas de recomendação e, basicamente, são algoritmos capazes de encontrar padrões de compras para sugerir produtos relacionados aos clientes e aumentar o ticket médio e a taxa de conversão.

 2. Direcione a comunicação corretamente

 Muitos e-commerces criam campanhas e realizam ações voltadas para as mães erroneamente. Se a sua intenção é vender mais no Dia das Mães, é preciso direcionar a comunicação aos filhos, maridos, genros, noras e netos que irão presenteá-las, e não direto a elas.

Uma pesquisa do Daily Mail revelou que os homens costumam gastar mais no Dia das Mães do que com suas namoradas no Dia dos Namorados. Uma das perguntas do estudo questionou: “O que é menos pior: chegar atrasado ao seu casamento ou deixar a sua mãe triste?”. Cerca de 68% dos pesquisados prefeririam se atrasar para o casamento.

Uma vez que a data é envolvida pelo afeto, procure dar esse direcionamento às suas campanhas de divulgação e não se esqueça de contextualizar a comunicação ao posicionamento da loja virtual.

 3. Engaje seus clientes e potenciais clientes

 Aproveite a ocasião para produzir conteúdo relevante e faça com que mais pessoas conheçam a sua marca. Por exemplo: divulgue dicas dos presentes ideais para cada estilo de mãe no seu blog ou e-mail marketing, relacionando-as com produtos disponíveis em sua loja.

O Relatório Webshoppers revelou as categorias de produtos que registraram aumento da demanda no Dia das Mães de 2016:

 Eletrodomésticos

Moda e Acessórios

Livros, Assinaturas e Revistas

Telefonia e Celulares

Casa e Decoração

 De acordo com a 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online, promovida pelo Sebrae em parceria com o E-commerce Brasil, a taxa de conversão média do comércio eletrônico brasileiro é de 1,5%. Isso significa que 98,5% do tráfego do seu site irá sair da loja sem comprar nada.

A longo prazo, o investimento em experiência do usuário pode ajudar a elevar a taxa de conversão. A curto prazo, porém, as datas comemorativas podem trazer mais tráfego e mais conversões para os e-commerces. Investir em divulgação e publicidade é uma estratégia interessante para vender mais no Dia das Mães.

 4. Faça uma seleção de produtos e crie uma campanha

 Por outro lado, a criação de uma campanha pode não surtir o efeito esperado se o público impactado não tiver contexto. Um exemplo disso é criar uma campanha orgânica ou paga e direcionar o público para home page.

 Vender mais no Dia das Mães: aprenda dicas para saber como conseguir aumentar as vendas e adquirir mais clientes no período

 Do ponto de vista de um visitante que se interessou pelo anúncio, ser direcionado à página principal após o clique pode surtir duas reações principais:

 “Acho que o anúncio me levou para a página errada”.

“Onde estão os produtos do Dia das Mães que estavam anunciados?”

 Todo o conteúdo produzido deve ser amarrado com um contexto pertinente ao público ao qual se destina. Se o mote é o Dia das Mães, a página de destino da campanha deve ser exclusiva e conter uma seleção de produtos especialmente preparada para a data.

 5. Ofereça uma experiência de compra agradável

 É importante investir em usabilidade e experiência do usuário para garantir que os mais diversos perfis de clientes sejam capazes de concretizar uma compra no seu site. Apenas em 2016, mais de 8 milhões de novos consumidores concretizaram compras online, segundo dados do e-Bit.

Para capturar esses consumidores de primeira viagem e tornar a primeira experiência mais agradável, é imprescindível possuir informações claras e legíveis, design limpo, proposta de valor bem definida e categorias de produtos organizadas.

Outro ponto relevante é o tempo de carregamento da página, responsável por grande parte da taxa de abandono de carrinho no e-commerce, assim como o valor do frete. Bugs e problemas no checkout devem ser eliminados e as formas de pagamento devem ser variadas.

 6. Invista em vendas corporativas

 Muitas instituições de ensino enviam lembranças às mães dos alunos, assim como empresas presenteiam suas funcionárias. A venda corporativa abrange grande fatia desse mercado de vendas, mas nem sempre é lembrada. Essa é uma forma de vender maior quantidade de seus produtos para o Dia das Mães.

 7. Esteja preparado para trocas e devoluções

 Facilite os trâmites de troca ou devolução. Não há nada mais desagradável do que ganhar um presente e enfrentar a maior burocracia para efetuar a troca. Então, é importante deixar claro as regras em seu site e alinhar um bom atendimento ao cliente se quiser vender mais no Dia das Mães.

 8. Capriche nas embalagens

 Quem é que não gosta de receber um presente em uma linda embalagem? As embalagens personalizadas são uma forma de encantar antes mesmo da pessoa descobrir qual é o presente.

E você ainda pode personalizar o pacote ou caixa com um cartãozinho ou mimo bacana que tenha a ver com a sua marca. Com toda essa atenção seu cliente vai ficar ainda mais feliz e satisfeito!

  9. Ofereça agilidade nas entregas

 Como a sua demanda de vendas tende à aumentar nesse período, o ideal é adquirir um serviço de qualidade para fazer os envios dos produtos, evitando transtornos. Embora a agilidade nas entregas não seja capaz de ajudar a vender mais no Dia das Mães, a logística é um componente importante para ganhar a lealdade e a confiança de novos clientes.

Próximo a essas datas, é imprescindível garantir o cumprimento do prazo de entrega estipulado no site. Presentes entregues fora da ocasião perdem parte do seu significado e podem ser responsáveis pela diminuição do índice de satisfação dos clientes.

Por outro lado, operações bem definidas e organizadas podem refletir em lealdade e retenção de clientes, além da divulgação espontânea de produtos.