Um drone ambulância? Conheça a nova tecnologia

Com potencial de aumentar as chances de sobrevivência de 8% para 80% e reduzir o tempo de resposta de atendimento de 10 para 1 minuto.

Por Redação 04/11/2016 - 15:14 hs
Foto: Reprodução
Um drone ambulância? Conheça a nova tecnologia
Sistema pode ser comum em poucos anos.

Com potencial de aumentar as chances de sobrevivência de 8% para 80% e reduzir o tempo de resposta de atendimento de 10 para 1 minuto, o “drone ambulância” é uma das novidades para os próximos anos.

O protótipo foi desenvolvido para salvar vítimas de parada cardiorrespiratória. Ele pode ser acionado por qualquer pessoa, pelo telefone, através de uma ligação para o número de emergência, da mesma forma como acontece atualmente.

No entanto, ao invés do veículo, um drone equipado com um desfibrilador é enviado ao local. O protótipo também conta com uma câmera e um microfone, para que o paramédico possa se comunicar e passar as instruções para o salvamento.

A maior vantagem do protótipo é a agilidade, já que ele não está sujeito a trânsito, vias interditadas e outros problemas dos veículos e, dessa forma, pode chegar muito mais rápido ao local. Através do GPS, o drone é capaz de encontrar, em segundos, a localização da chamada.

A previsão é de que a tecnologia esteja disponível para os primeiros testes em pessoas em cinco anos.