Personalidades são homenageadas pelo CORECON MS

Economista Tito Estanqueiro, diretor de operações do Sebrae MS, recebeu Comenda Adam Smith.

Por Redação 13/08/2016 - 22:17 hs
Foto: Assessoria
Personalidades são homenageadas pelo CORECON MS
Economista Tito Estanqueiro recebeu Comenda Adam Smith

Como parte da Semana de Economia 2016 – Desafios da Economia aconteceu ontem, em Campo Grande, a solenidade de entrega de comendas para personalidades, instituições, acadêmicos, professores e profissionais da economia que contribuíram para o fomento econômico e produtivo de Mato Grosso do Sul. 

Entre os homenageados estavam ex-presidentes do Conselho Regional de Economia de Mato Grosso do Sul(CORECON/MS) – 20ª Região, conselheiros em exercício, veículos de comunicação, consultorias econômicas, instituições de ensino superior e Conselhos Regionais.

O grande homenageado foi Tito Estanqueiro, diretor de operações do Sebrae MS, que recebeu a Comenda Adam Smith de Economia, concedida a um economista que tenha contribuído para o aprimoramento de técnicas de economia, com as ciências econômicas e com a classe profissional dos economistas mediante atos efetivos reconhecidos pela sociedade. 

“Com certeza é uma justa homenagem para o profissional que se destaca no exercício da profissão, mas que contribui para toda a sociedade. É o caso do Tito, que trabalha fomentando o empreendedorismo em Mato Grosso do Sul”, afirmou o presidente do CORECON/MS, Thales de Souza Campos.

O homenageado se emocionou ao receber a comenda e elogiou o projeto do CORECON, que em comemoração aos 35 anos de existência realizou Projeto Social com elaboração de plano estratégico para recuperação econômico-financeiro do Asilo São João Bosco.

“É uma atitude que nos motiva não apenas a ajudar, mas a fazer mais e melhor pelo próximo. O Asilo precisava e nós como sociedade precisamos atuar em favor dos mais necessitados, não apenas esperar ações do Poder Público, mas agir para melhorar a sociedade como um todo”, disse Estanqueiro, que nasceu em Portugal, mas vive no Brasil há 35 anos.

Ele estudou economia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde terminou a graduação em 1997. Em seguida fez mestrado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). “Eu sou brasileiro naturalizado e sul-mato-grossense de coração. Já morei em todas as regiões do País e decidi criar raízes aqui. Sou muito feliz por isso e também por esta homenagem que é fruto do meu trabalho no Estado”. 

A comenda Guaicurus de Economia, outra de destaque, foi concedida ao senador e economista Pedro Chaves dos Santos Filho, por ter prestado relevantes serviços à sociedade sul-mato-grossense. 

Também foram entregues as Comendas: Jovem Economista, Monografia, Docente do Ano, Economista Remido: Econ. Wagner Bertoli, e Mérito Econômico de MS. Entre as personalidades homenageadas estava o bispo emérito dom Vitório Pavanello, o empresário Ueze Elias Zahran – e também para a TV Morena –, além do ex-presidente do CORECON-MS e atual secretário-adjunto de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Ricardo Senna.

“Com certeza o maior prêmio e reconhecimento é ver os profissionais se desenvolvendo e poder passar que esta carreira é para resolução de problemas, propor mudanças, porque nossas decisões influenciam em toda a sociedade”, disse Senna.

Este ano a entidade comemora 35 anos de existência e como parte das comemorações escolheu realizar a solenidade de entrega das homenagens e Comendas em evento realizado no salão do Asilo São João Bosco, na Capital. O local foi escolhido também por ter sido firmada parceria entre as entidades o que possibilitou a atuação de conselheiros do CORECON/MS e acadêmicos do curso de economia da UFMS na elaboração do plano estratégico do asilo.

“Foi um trabalho de um ano, que continua. Todas as ações de responsabilidade social da Semana de Economia foram em prol do asilo. Arrecadamos doações voluntárias, fizemos nossa festa no salão do local e vamos manter a parceria para colocar em ordem toda a parte econômica”, disse Campos, que é o atual vice-presidente do Asilo São João Bosco, que vai receber a renda do jantar comemorativo do Conselho, destinada para pagar o 13º salário dos funcionários do local.

Com o tema Desafios da Economia a Semana de Economia 2016 reuniu profissionais, acadêmicos, autoridades municipais, estaduais em Campo Grande, Dourados e Ponta Porã. A programação contou compalestras, homenagens e feira de educação financeira, que termina neste sábado no Shopping Norte Sul Plaza, na Capital.

Serviço

O Conselho Regional de Economia – 20ª Região(Corecon/MS), fica na Rua 14 de Julho, 371. Informações no site www.coreconms.org.br.