• quinta, 18 de outubro de 2018
  • |
  • 22:32
Empresários acreditam ser a melhor atuação do Governo do Estado

Governo do Estado acaba com o ICMS Garantido e empresários já planejam crescimento

04/10/2018

A notícia mais lida do ano na imprensa sul-mato-grossense com certeza é a que aborda o fim do imposto ICMS Garantido. 


O Governo do Estado extinguiu o ICMS Garantido, que estava vigente há 18 anos. A medida já está beneficiando mais 3,7 mil empresários de todo o Estado, que terão mais tempo e fluxo de caixa para pagar os impostos devidos. A notícia foi muito comemorada pelas instituições que representam o setor empresarial e todas acreditam que essa flexibilidade e visão estratégia do Governo do Estado ajudará na geração de mais negócios e no planejamento das empresas para o fim do ano e o crescimento em 2019.


Instituído no ano 2000, o ICMS Garantido fazia a cobrança antecipada da tributação de mercadorias e matérias-primas adquiridas em outros Estados por contribuintes de Mato Grosso do Sul, antes da comercialização. A exclusão do regime especial é possível devido à implantação de sistemas digitais que possibilitam a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) ter conhecimento das operações de circulação de mercadorias.


Atualmente, o regime representa 3% da arrecadação mensal e a partir da publicação do decreto, os contribuintes não precisarão pagar de forma antecipada o imposto, recolhendo apenas na apuração mensal.


Com a medida, os empresários já estão planejando as ações de fim do ano, além de estar planejando também o crescimento para 2019. Muitos acreditam que a geração de emprego vai ampliar e os investimentos em determinadas áreas da empresa poderão acontecer. Na região central, por exemplo, muitos empresários estão sofrendo com queda nas vendas e a fim do ICMS Garantido vai ajudar muito a vida do empresariado.


A medida será publicada em Diário Oficial do Estado com efeitos a partir de 1º de agosto, ou seja, já está valendo.



COMPARTILHE PARA SEUS AMIGOS:

Ministério da Saúde - Vacina